Arcos da Lapa

Arcos da Lapa

Os Arcos da Lapa foram construídos em 1723 e, naquele tempo,  população do Rio sofria com a falta d’água. Então a ideia era levar água do Rio Carioca até uma fonte no Largo da Carioca.

Seu nome original era Aqueduto da Carioca. O aqueduto foi construído entre os morros de Santa Teresa e Santo Antonio, destruído em parte em 1950.

Já no meio do século XIX, a rede de abastecimento de água da cidade avançou e não havia mais utilidade para o aqueduto.  Ao fim do século XIX os Arcos da Lapa se conecta ao sistema público de bondinhos, se tornando o principal meio de transporte entre o Centro e Santa Teresa - Rj. O bondinho amarelo hoje ainda passa sobre os arcos, levando à Santa Teresa. Essa é última linha antiga de bondes ainda ativa no Rio!

Lapa se tornou um bairro famoso no começo do século XX. Conhecido como a “Montmartre Carioca” e é muito fácil saber que você chegou na Lapa pela visão inconfundível desses 42 arcos, em estilo romano. construidos em alvenaria no período colonial utilizando mão de obra escrava. O monumento dos Arcos se tornou a imagem oficial da Lapa. 

Loading...