Baleia

Baleia

Essa estampa, desenho criado por Julia Villela inspirado em uma foto tirada do alto durante o salvamento de uma baleia Jubarte que encalhou na praia Baia Formosa aqui em Búzios.

A Respire esteve, junto com muitos moradores da cidade, colaborando no cuidado e preparo para que a Jubarte voltasse ao mar. Muitas coisas são necessárias para o desencalhe de uma baleia: ela precisa  ser molhada ininterruptamente, não se pode puxar a baleia, porque pelo peso ela pode quebrar a coluna, é necessário esperar a maré encher, cavar uma vala que possa se encher na maré alta, guindaste de obras de moradores foram usados para cavar e para, depois de termos colocado um citurão sob o corpo dela, prendermos as pontas do cinturão de cada lado em um guindaste e suspendê-la girando o corpo da baleia ,orientando-o para a direção do mar. Depois que ela entrou no mar, já nadando, embarcações de pescadores acompanharam ela durante muitas horas, pois como ela se perdera dos sinais que a conduzem em sua navegação, é necessário  impedir que ela erre o rumo e nade em direção a praia novamente. 

Foi lindo tudo. Uma experiência repleta de ganhos para todos, principalmente para a baleia conseguiu voltar ao mar.

Ficamos emocionados e marcados pela constatação de que a VIDA nos une e somos muito capazes de VIDA. Todos alí eram vivos: pessoas, mar, vento, areia, guindastes, água, barco... Essa sensação foi impressionante: sim, somos da mesma matéria, energia, formamos um único corpo quando estamos numa relação franca como a que aconteu. 

Essa experiência gerou a camapanha BUZIOS RESPIRA, que a Respire criou e consiste na venda de camisetas com esta estampa , porém a estampa ganhou o sobrenome Jubarte  (Baleia Jubarte) e na costas ganhou algumas informações sobre a vida marinha e a necessidade de cuidar da casa desses seres vivos (como nós). 

Loading...